quarta-feira, 28 de agosto de 2013

MOVIMENTOS



MOVIMENTOS

"FESTA 55"

Em momentos de grande agitação social o teatro e as artes possuem um importante papel de expor simbolicamente as contradições do seu tempo. Talvez possamos juntos dividir uma experiência que coloque o teatro em xeque perante o seu papel na sociedade. 
Nessa 55 edição do FESTA - Festival Santista de Teatro serão mais de 30 trabalhos entre grupos nacionais,estaduais e regionais.Além de intervenções circenses, apresentações musicais, rodas de troca, oficinas, debates públicos e lançamentos literários.Todas atividades e apresentações serão abertas ao público e com entrada franca. Ocuparemos teatros, praças , mentes e corações por um outro mundo mais igualitário e justo. 


"MOVIMENTOS"

O tema dessa edição do festival é "Movimentos", a realização é do Movimento Teatral da Baixada Santista (MTBS) , Movimento que tem feito a diferença no cenário cultural e político da cidade, na luta por políticas públicas para a Cultura como o Facult ( edital q regulariza o uso do Fundo Municipal de Cultura de Santos),a construção do Teatro Municipal e do teatro de Arena Rosinha Mastrangelo ( teatro que se encontra fechado e sem perspectiva de reforma) , lutou pelonão fechamento da Secretária Municipal de Cultura, pela reforma do Teatro Coliseu e do teatro Guarany , pela criação da Escola Municipal de Artes Cênicas e atualmente luta pelo continuidade das Oficinas Regionais Pagú no Prédio da Cadeia Velha que está fechado e precisando se reformas. Toda curadoria dos espetáculos nacionais e estaduais foi norteada pelo tema do festival, são grupos que se dedicaram no plano estético a acender bandeiras de lutas sociais e no plano da organização contribuem com alguns dos mais importantes movimentos teatrais do país e do Estado de São Paulo. Outro momento importante da programação é uma Roda de trocas e aproximação entre o Movimento Teatral e diversos Movimentos sociais como o Movimento Mães de Maio, Movimento de Moradia (ACC), Movimento Estudantil (CES) , MSTe outros movimentos que organizados travam disputas e enfrentamentos por conquistas coletivas. Nós do Movimento Teatral acreditamos e nos colocamos alinhados com a força popular e coletiva que está redesenhando nosso horizonte. E é pela aproximação e identificação que podemos caminhar mais fortes, não estamos sozinhos! Somos muitos! 


"A REGIÃO, O CENÁRIO E O MOMENTO"


Serão quase 20 trabalhos da região, grupos experientes e iniciantes estarão em chave de interlocução entre si, com o publico e com a cidade. Retomamos um formato mais agregatório e menos meritocrático na perspectiva de que o festival possa ser um momento de troca efetiva e de aprimoramento do fazer, sem competição e buscando um fortalecimento do cenário regional a exemplo da Mostra regional (Motim Teatral) que realizamos no começo do ano. Essa 55 edição do Festa só está sendo possível graças a militância dos grupos envolvidos. 

São poucas ou quase nulas as condições de se fazer teatro na região, agrupados resistimos, sub existimos , persistimos e quem sabe podemos dar conta dos desafios do nosso tempo.

EVOÉ MOVIMENTO! EVOÉ PAGU!
Movimento Teatral da Baixada Santista
Setembro/2013